Circulador

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Circulador » Circulador n.04

12/2009

Saúde Presente, um compromisso com a promoção da saúde

A saúde é, antes de biológica, uma produção social. Para que se alcancem níveis de saúde, é imprescindível que o Estado e a sociedade cada vez mais implementem ações intersetoriais”. A fala do Ministro da Saúde José Gomes Temporão em seu discurso de posse, em 2007, chama atenção para a tendência mundial sobre o tema da promoção da saúde. Alinhada a este contexto, a agenda das políticas sociais do Brasil elege o tema como prioridade, colocando-o no centro de debates acadêmicos, no cotidiano de formuladores de políticas e tomadores de decisão e, fundamentalmente, no dia-a-dia da luta por sobrevivência, respeito e dignidade de todos os cidadãos.
No Rio de Janeiro, esta preocupação se reflete na reestruturação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Com o objetivo de ampliar a abrangência e a intensidade de suas ações, a antiga Assessoria de Promoção da Saúde transforma-se em Superintendência, vinculada à Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, com quatro coordenações temáticas – de Políticas e Ações intersetoriais; Educação e Saúde; Saúde na Escola; e Instituto de Nutrição Annes Dias. No rol de mudanças está também a criação do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde, que utiliza metodologias e linguagens inovadoras para ampliar o conceito de saúde, superando o modelo centrado na doença.
Entre os principais investimentos desta gestão, vale ressaltar a implantação do Programa Saúde Presente, que tem como meta aumentar a cobertura do Saúde da Família de 3,5% para, pelo menos, 35% da cidade. Trabalhar as potencialidades de cada território, considerando a complexa diversidade da cidade do Rio de Janeiro, tem se mostrado a melhor forma de conquistar resultados positivos para a saúde e a cidadania.

Hans Dohmann
Secretário Municipal de Saúde
e Defesa Civil do Rio de Janeiro

Equipe da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro: diálogo para promover a saúde

Compartilhe