Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.19

12/2002

Semente de linhaça, frutas cítricas, óleo de peixe, chá verde

Esses alimentos encerram a série sobre os alimentos funcionais que, como você já deve saber, além de alimentar previnem o nosso organismo de determinadas doenças. Recapitulando, já falamos sobre a importância da soja, do tomate, do alho e da cebola. Esperamos que você faça um bom uso desses alimentos que estão sendo considerados por vários nutricionistas muito importantes para a saúde do ser humano. Todas as informações foram passadas à Saber Viver pela nutricionista Marlete Pereira, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ).

Semente de Linhaça – Essa semente vem de uma planta chamada linho e é rica em Ômega-3. A ingestão de 10 gramas por dia pode diminuir o colesterol ruim (LDL), reduzindo o risco de infarto. Além disso, esta semente reduz o risco de câncer, diminui as inflamações e os sinais da menopausa nas mulheres e auxilia a regularização dos intestinos, evitando a chamada prisão de ventre. Ela pode ser utilizada na preparação de bolos ou pães. Uma boa hora para ingeri-la é pela manhã, batida num copo de vitamina ou suco. Você pode encontrá-la em lojas de produtos naturais e alguns supermercados. Mas, atenção: por ser muito calórica, a ingestão máxima por dia é de 30 gramas.

Frutas Cítricas – Aproveite a época das festas de final de ano e substitua os alimentos muito calóricos como as nozes e castanhas pelas frutas cítricas. Laranja, maça, kiwi, entre outras, têm como principal função a prevenção de vários tipos de câncer.

Óleo de Peixe – É um ótimo aliado de pessoas que têm uma tendência familiar de desenvolver doenças cardíacas e também para aquelas que possuem disfunção renal. Rico em Ômega-3, ele é encontrado em cápsulas. O recomendado é a ingestão de 1 cápsula ao dia. Porém, não substitua essa cápsula por uma dieta saudável. O consumo de peixe nas refeições pelo menos duas vezes na semana é fundamental.

Chá Verde – É uma bebida muito popular no Japão, mas sua origem é chinesa. Também auxilia na redução do risco de doenças cardiovasculares. Para pessoas soropositivas que possuem tendência a desenvolver doenças cardíacas, tomar uma xícara deste chá ao dia pode fazer muito bem. Ele controla o nível do colesterol e da pressão arterial, além de prevenir alguns tipos de câncer. Mas cuidado: o uso em excesso pode provocar um gasto maior de energia e de gordura no organismo.

Compartilhe