Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.33

09/2005

Sobre gatos, DOENÇAS E VITÓRIAS

Lendo a revista Saber Viver 26, na qual há uma nota falando do perigo da toxoplasmose em pessoas infectadas pelo HIV, lembrei da minha história, que agora divido com vocês.
Em 1994, ajudei uma amiga a retirar dois gatos de sua casa e levá-los a outro lugar.
Para isso, ela deu aos animais sonífero e os colocou em uma sacola. Resumo: acabei sendo mordido por um deles e descobri, tempos depois, que adquiri toxoplasmose. Nunca pensei que isso daria tantos problemas no futuro. Com 35 anos, eu havia acabado de me recuperar de uma catapora e uma erisipela.
Quando passei no clínico geral descobri que tinha também tuberculose ganglionar. Em 1995, mudei de cidade. Deixei Caieiras (SP) e fui para Santo André. Quando cheguei lá, cai de cama com sudorese intensa, perda de peso e sem a mínima vontade de comer, perdendo 7 quilos em 6 dias. Nossa, eu tinha tudo para achar que estava no fundo do poço. Na verdade, eu estava no fundo do poço: HIV + Erisipela + Catapora + Toxoplasmose + Tuberculose, os quatro últimos adquiridos em menos de um ano e meio.
A única saída que eu imaginava era o tratamento, que deve ser seguido com muita perseverança. Pragmático, tomei todos os antibióticos durante 12 meses sem perder uma dose sequer. Resultado: consegui recuperar sete quilos, graças também à dedicação de minha tia-mãe, que sempre acreditou na minha recuperação.
Hoje moro em São Bernardo do Campo (SP), tomo os coquetéis regularmente e espero que eles não faltem nunca. Graças ao bom Deus estou de volta à borda, do lado de fora do poço.
Aproveito para deixar o meu recado: gostaria que todas as pessoas que estão lendo a minha história tomem-a como exemplo e reforcem o cuidado com a própria saúde, evitando contato com animais desconhecidos, nunca deixando de tomar os remédios regularmente e garantindo a sua higiene pessoal. É muito gostoso viver. Renascer da queda por si só é uma tremenda vitória. Eu sou um vitorioso.
Aproveito para agradecer à clínica especializada do Município de São Bernardo (SP).
Eles são muito bons!
Um forte abraço a todos os leitores da Saber Viver Orlando – São Bernardo do Campo (SP)

O que é toxoplasmose?
A doença é causada por um protozoário chamado Toxoplasma Gondii, facilmente encontrado na natureza, que infecta animais e pássaros. A toxoplasmose é transmitida a humanos através do contato com animais infectados. Geralmente, os sintomas da doença aparecem em pessoas com o sistema imunológico baixo. Os mais freqüentes são ínguas, febre, dores no corpo e nas articulações.

 

Compartilhe