Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.04

05/2000

Um belo sorriso

Uma boca saudável é uma ótima carta de apresentação

Com um sorriso bonito pode-se conquistar um amigo ou conseguir um emprego melhor. Mas para manter boca, dentes e gengivas sadias você deve ter alguns cuidados. Quem tem o HIV, como sempre, tem que estar mais atento à higiene bucal, pois o sistema imunológico debilitado propicia o aparecimento de diversas doenças.

A cirurgiã-dentista Sonia Maria Soares Ferreira da Universidade Federal de Rio de Janeiro e da Universidade Gama Filho, aponta quais são os problemas mais comuns e mostra que muitos deles podem ser evitados com cuidados básicos. “O mais importante é escovar os dentes corretamente após as refeições e, pelo menos antes de dormir, passar o fio dental. Confira com seu dentista se você está fazendo certo. Também é bom bochechar com uma solução com flúor que pode ser comprada pronta em farmácia ou feita, mediante receita, em farmácia de manipulação (Floreto de Sódio a 0,025%, sem álcool). Desse modo você evita a formação das placas bacterianas, causadoras das doenças bucais mais comuns: a Gengivite e a Periodontite.” Sangramento em volta dos dentes, gengivas inflamadas e doloridas são sintomas destas doenças. Em pessoas soropositivas estes sintomas podem ser bastantes fortes e difíceis de serem combatidos, por isso a atenção com a higiene bucal deve ser redobrada.

Outra doença bastante comum é a Candidíase, mais conhecida como sapinho. Manchas brancas aparecem na boca. Você pode retirá-las enrolando no dedo uma gaze embebida em soro fisiológico ou numa mistura de água oxigenada 10 volumes com água filtrada em proporções iguais e passar sobre as manchas. Já a Candidíase Eritomatosa deixa avermelhados a língua e o céu da boca e a Quelite Angular provoca rachaduras no canto da boca. Nestes casos as lesões devem ser higienizadas da mesma forma que o sapinho. Um médico ou dentista deve sempre ser consultado para evitar que estes problemas piorem. Uma doença também freqüente em pessoas com baixa imunológica é a Leucoplasia Pilosa. Lesões brancas surgem nas bordas da língua mas não saem esfregando a gaze. Hoje em dia, os anti-retrovirais conseguiram diminuir muito a incidência de Sarcoma de Kaposi nas pessoas com Aids. Mas se aparecerem manchas vermelhas escuras ou nódulos no céu da boca ou na gengiva, procure logo seu médico.

Auto-exame da boca
Sônia aconselha: “Olhem bem as mucosas da boca, dos lábios, a língua e o céu da boca. Procurem por manchas brancas e vermelhas, bolinhas e rachaduras. Se houver algo estranho, mostrem ao médico ou dentista, pois quanto mais cedo a doença for diagnosticada, melhor. As doenças bucais em pacientes com o HIV podem se tornar bastante agressivas.”

Ir ao dentista é fundamental
Pelo menos de 6 em 6 meses, vá ao dentista. Importante, também, é revelar a sua condição de portador do HIV. Se o dentista não souber, pode receitar remédios que o paciente não deve tomar e além disso, ao seguir as normas de bio-segurança, tanto paciente, quanto dentista vão se proteger de uma possível infecção. Segundo as Secretarias de Saúde do estado e do município do Rio de Janeiro todos os dentistas da rede pública estão capacitados para atender a todos os pacientes, soropositivos ou não. Caso haja algum problema, telefone para: Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde – 273 8649, ou para o Departamento de Odontologia da Secretaria Estadual de Saúde – 240 5168.

Treinamentos especializados em HIV

Os dentistas interessados em atender melhor o paciente HIV positivo, podem procurar os seguintes locais:
Na UFRJ: Informações às 6ª feiras de manhã, com o dentista Arley Silva Júnior, pelos tels (0xx21) 562 2043 e 562 2046.
Na ONG Centro Corsini, em Campinas – SP: Informações pelo tel: (0xx19) 256 6344, com Rita Bertazzoli. A ONG é referência da Coordenação Nacional DST/Aids do Ministério da Saúde. Todos os custos do curso e da estadia do dentista são financiados pelo Ministério.

Atenção leitores
Caso você conheça um local onde exista um bom atendimento odontológico para pacientes HIV positivo, escreva-nos informando. Temos o maior interesse em divulgar serviços que auxiliem as pessoas a viverem melhor e temos certeza que você se sentirá feliz em ajudar.

Aprenda a escovar os dentes e usar o fio dental corretamente

Escove os dentes superiores de cima para baixo e os inferiores de baixo para cima, como se estivesse varrendo a sujeira para fora.
Para escovar internamente os dentes da frente coloque a escova na vertical e faça o mesmo movimento de varrer a sujeira para fora.
Não se esqueça de escovar em cima dos dentes de trás.
O fio dental tem que ser enfiado entre os dentes, para limpar a lateral deles.
Deslize-o de um lado para outro e puxe-o para cima (no caso dos dentes inferiores) e para baixo (no caso dos superiores).

Atendimento odontológico especializado
para soropositivos

Atendimento gratuito
UFRJ
Faculdade de Odontologia – Av. Brig. Trompowski, s/n, ao lado do Hospital Universitário, Ilha do Fundão-RJ.
Setor de Diagnóstico Oral, 2º andar: 2ª à 6ª feira, de 8hs às 12hs e de 14hs às 17hs. Marcar consulta com Flávia ou Edna
Para exame de boca: Hospital Universitário, no hospital dia, 5º andar. 3as feiras, à tarde e às 6as feiras de manhã

Gama Filho
Rua Martins Costa, n.º 68 – Piedade-RJ
Tel: 5997157 / 599 7272 -ramal 6166
Inscrições abertas a partir de agosto de 2000, na Faculdade de Odontologia.
Clinica de Medicina Oral: 2º feiras de 8hs às 12hs
Para exame de boca: setor de estomatologia, 3as feiras de 8hs às 12hs e de 14hs às 17:30hs, 4as feiras de 18hs às 22hs. Procurar Prof. Arley.
Emergência: pegar senha de 2ª a 6ª feira às 8hs da manhã ou às 2hs da tarde.

Unigranrio
Rua Prof. José de Souza Herdy, 1160-Bairro 25 de Agosto-Duque de Caxias. Tel: 6714251
Clinica Odontológica para Pacientes Especiais:5as feiras de 8hs às 12hs e de 13hs às 17hs. Procurar Prof. Roberto Elias

Hospital Estadual Santa Maria
Est. do Rio Pequeno, 656-Jacarepaguá-RJ
Informações: 446-4455, ramal 218
Centro Previdenciário de Niterói (CPN)
Rua Des.Athaíde Parreira,266 – Bairro de Fátima – Niterói – Serviço de Sida, 2º andar:
2ª a 6ª feira, de 7 às 17hs. Marcar consulta.
Levar o encaminhamento do médico.
Emergência: procurar a Emergência Odontológica.
O CPN atende preferencialmente os moradores de Niterói.

Atendimento a preços reduzidos
Universidade Estácio de Sá
Av. Paulo de Frontin, 628-Rio Comprido-RJ
Inscrições na recepção ou pelo tel: 503-7289, após o meio-dia. Falar com Marcele.
Emergência: Pegar senha às 3as, 5as e 6as feiras às 7hs.

Universidade Veiga de Almeida
Rua Ibituruna, 108-Tijuca-RJ
A partir de janeiro de 2001, a Clinica Odontológica para Pacientes Especiais da universidade estará atendendo pacientes HIV positivos. As inscrições já podem ser feitas pelo telefone: 574-8800, ramal 310.

Compartilhe