Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.01

11/1999

Uma dieta de peso

Alimentação é fundamental. Comece a mudar seus hábitos

Se você é daqueles que “come de tudo” e acha que está no caminho correto, cuidado. As pessoas que tomam os medicamentos contra o vírus da Aids têm motivos de sobra para começar a se dedicar à melhoria da alimentação. Em alguns casos, esses medicamentos aumentam o colesterol e o triglicerídeo (gorduras que comprometem o coração). Antes de tudo, peça ao seu médico para fazer um exame que mede a quantidade dessas gorduras em seu sangue. Caso haja alguma alteração, procure um nutricionista no próprio posto de saúde.

Alimentos coloridos
A nutricionista Andréa Caputi dá as dicas de como revolucionar os hábitos alimentares: “Nada em exagero faz bem. Diminuir o consumo de gordura, de ovos (são recomendados 2 por semana) e de massas misturadas com arroz, feijão, farinhas, batata, inhame, aipim, lentilha é um grande passo”.

O arroz e o feijão de todo o dia podem ser mantidos, mas não numa quantidade exagerada. Comece fazendo um prato bem colorido, inclua legumes (cenoura, beterraba, abóbora), folhas (agrião, couve, alface) e não se esqueça das carnes. As refeições sempre devem ter uma porção de carne, que é rica em proteínas e auxilia na criação de massa muscular. O soropositivo necessita mais de reserva muscular (músculo) do que de excesso de gordura. Frango e peixe são as mais recomendáveis.

Procure fazer 5 refeições por dia, em horários regulares: café da manhã, um lanche antes do almoço (uma fruta), almoço, um lanche antes do jantar (uma vitamina) e o jantar. Andréa Caputi explica que esta regularidade ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos e torna mais fácil a inclusão dos medicamentos no seu dia a dia.

Não se esqueça, uma dieta de peso não significa comer demais, mas sim comer com qualidade.

Feijoada especial

Ingredientes:
Meio quilo de feijão; espinafre;
bertalha; 1 pedaço de abóbora;
1 beterraba; 1 cenoura;
músculo de boi.

Modo de preparar:
Cozinhe o feijão na panela de pressão. Depois de cozido, refogue-o a gosto, com alho e sal.
Em outra panela, cozinhe os legumes, a bertalha, o espinafre e o músculo. Separe a carne e bata o restante no liqüidificador.
Misture o creme e a carne (em pedaços) ao feijão.
Deixe ferver e sirva com arroz.

Compartilhe