Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.28

04/2004

Vale a pena lutar por respeito

Hoje, olhando para todo o caminho que percorri, percebo que o HIV não foi motivo para que eu deixasse de lutar por respeito e cidadania. Mesmo diante de preconceitos e injustiças, não me canso de buscar soluções para os problemas que enfrento.

Em junho de 2001, de posse do meu passe-livre intermunicipal, tentei embarcar num ônibus de um outro município para o centro do Rio de Janeiro. Alegando que meu passe era falso, o empregado da empresa me impediu de viajar, o que me fez sentir humilhado e inconformado. Naquele momento, resolvi mover uma ação contra a tal empresa. Mesmo sabendo que seria um processo complicado e demorado, perseverei, pois sabia ser meu direito. Finalmente, consegui que a Justiça sentenciasse e penalizasse aquela transportadora pelo descumprimento da lei.

A lição que tiro de tudo isso é que, apesar da falta de interesse de algumas pessoas, da burocracia e do desgaste, vale a pena lutar por nossos direitos e nossa honra. Atitudes como a minha dão trabalho, mas, ao final, geram uma satisfação profunda.

A partir de então, procuro me empenhar ainda mais na instituição que dirijo, chamando a atenção dos portadores para que busquem mais informações, contato e união para fazer valer os nossos direitos.

Caso você queira compartilhar experiências como esta, convido-o a estar conosco em nossos encontros na AVIDHA, às segundas e quartas-feiras, a partir das 14 horas, no PAM 13 de Maio: Avenida 13 de Maio, 23/15º andar. Para obter mais informações, ligue para (21) 3979 5240.

Um grande abraço,

Compartilhe