Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.09

04/2001

Viracept, ddi e Estavudina

Estudos sobre medicamentos buscam melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Desde seu início, a terapia com os anti-retrovirais sofreu muitas modificações. Isso porque a pesquisa nesta área é intensa e muitas novidades surgem, sempre visando à melhoria da saúde e da qualidade de vida do portador do vírus da Aids. Algumas descobertas não são assim tão importantes do ponto de vista da eficácia da medicação, mas dão aos médicos maiores opções na hora de prescrever o tratamento, adaptando-o, da melhor forma possível, ao dia a dia do paciente.

Até pouco tempo atrás, todos os médicos prescreviam a seus pacientes 3 comprimidos de VIRACEPT de 8 em 8 horas. No entanto, agora sabe-se que tomar 5 comprimidos de VIRACEPT de 12 em 12 horas também funciona muito bem. Com o ddI também ocorreram algumas mudanças. No início eram recomendados 2 comprimidos de 12 em 12 horas. Hoje, a maioria dos médicos prescreve 4 comprimidos 1 vez ao dia. Alguns médicos, porém, preferem prescrever 2 comprimidos de ddI de 12 em 12 horas, pois, segundo pesquisas recentes, assim o medicamento parece demonstrar maior eficácia. Porém, isso não é uma unanimidade. Muitas pessoas tomam 4 comprimidos de ddI 1 vez ao dia com excelente resultado.

Portanto, existem algumas diferenças quanto à forma de tomar estes medicamentos mas o importante é seguir com rigor a forma que lhe foi indicada, pois, como você pode perceber, todas elas têm um alto grau de eficácia quando tomadas corretamente. Nem pense em mudar quantidades e horários de remédios por conta própria, pois isso pode comprometer seu tratamento. Nenhuma atitude, em relação aos medicamentos, deve ser tomada sem uma séria conversa com seu médico.
A seguir, nosso personagem João vai lhe apresentar sua combinação e o modo como se organiza para segui-la.

VIRACEPT – 5 comprimidos de 12 em 12 horas, junto com alimentos

ddI – 4 comprimidos por dia, dissolvidos em meio copo d’água. Você deve estar em jejum, ou seja, sem comer nada, pelo menos 45 minutos antes de tomar o ddI e 45 minutos depois de tomá-lo.

ESTAVUDINA – 1 cápsula de 12 em 12 horas


8h da manhã

A melhor coisa é tomar os remédios logo ao acordar, no café da manhã, pois o VIRACEPT deve ser tomado com o estômago forrado. Então, João toma, junto com uma vitamina de frutas, 1 cápsula de ESTAVUDINA e 5 comprimidos de VIRACEPT.

8h da noite
12 horas depois da primeira dose, está na hora da segunda dose da ESTAVUDINA e do VIRACEPT. João está jantando e vai tomar 1 cápsula de ESTAVUDINA e 5 comprimidos de VIRACEPT.

11h da noite
João agora vai ler um pouco. Está sem comer nada há pelo menos 45 minutos, portanto ele já pode tomar o ddI (durante este jejum só se pode beber água). Depois do ddI, ele também não come mais nada, pois vai dormir. O horário escolhido para tomar o ddI deve ser respeitado todos os dias. Portanto escolha um horário conveniente para você.


Compartilhe