Saber Viver Jovem

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver Edições Especiais » Saber Viver Jovem » Saber Viver Jovem n.02

02/2009

“Vivo com HIV há 20 anos”

NOME: Suellen Chaves Alcântara
IDADE: 20 anos
ONDE MORA: Niterói-RJ
NASCEU COM HIV
OBS: Suellen é da GALERA SABER VIVER

Sou uma adolescente soropositiva. Queria que os soropositivos tivessem mais condições de vida e, no meu caso, mais remédios no mercado.Tenho 20 anos e tomo remédio pra HIV há 12 anos.

Já troquei de medicação várias vezes, umas sete ou oito.Agora, o que existe no mercado não faz mais efeito. A médica diz que meu organismo se acostumou. Minha carga viral está muita alta, tenho muita febre e pego muita gripe. Por isso vou entrar na pesquisa de um remédio novo, o Maraviroc.

Queria também que os adolescentes tivessem uma ajuda a mais. Muitos jovens que moram na rua e não têm família vivem com HIV/aids. E os adolescentes que moram em abrigos? Quando eles se tornam maiores, são obrigados a saírem dos abrigos. Pra onde será que eles vão?

No mundo em que vivemos, pessoas que não têm nenhuma doença não conseguem arrumar emprego. Imagina quem tem? Fica muito mais complicado.

Quando eu tinha seis anos, fiquei muito doente. Eu dizia que meu coração estava andando. Fui internada e descobriram que eu estava com água na pleura. No hospital, acabei tendo duas paradas cardíacas. Nessa época, meu irmão foi levado pra um abrigo chamado Sociedade Viva Cazuza. Quando saí do hospital, fui pra onde estava meu irmão. Nossa tia sempre ia nos visitar e, oito anos depois, passamos a morar com ela e nossa prima.

 Tenho 20 anos e meu irmão, que também é soropositivo, tem 17. Tomamos nossos remédios nos mesmos horários, às 7h e às 19h e, quando um dos dois não acorda, o outro chama. Só teve uma vez que nós dois perdemos a hora. Dormimos mais que a cama! (Risos)
É essa uma pequena parte da minha história. Se eu fosse contar tudo, não caberia no papel.

Nasci com esta doença e fiz 20 anos no dia 29/11/2007. Estou no segundo ano do ensino médio e quero fazer faculdade de Gastronomia pra trabalhar num restaurante.

 

 

Compartilhe