Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.32

06/2005

zidovudina + lamivudina + nevirapina

A distribuição do medicamento co-formulado zidovudina + lamivudina não tem sido suficiente para atender a demanda das pessoas em tratamento na rede pública de saúde. Em muitas unidades, essesanti-retrovirais têm sido distribuídos em frascos separados, aumentando o número de comprimidos diários da terapia.

Há alguns anos, as pessoas que fazem uso da zidovudina e da lamivudina estão acostumadas a receber essas duas substâncias co-formuladas em um só medicamento. O nome do remédio varia segundo o laboratório que o produz, podendo se chamar Biovir, Duplivir, Zidolam ou simplesmente zidovudina + lamivudina.

A reunião da zidovudina e da lamivudina em um só medicamento facilita sua administração. Basta tomar, a cada 12 horas, 1 comprimido contendo 300mg de zidovudina e 150mg de lamivudina. Infelizmente, no momento, esta combinação está faltando em muitas unidades de saúde do Brasil. Por isso, as pessoas estão recebendo, a cada mês, a zidovudina e a lamivudina em frascos separados.

Para não prejudicar o tratamento, é preciso ter atenção na hora de tomar essa medicação:

devem ser tomados, de 12 em 12 horas, 3 cápsulas de zidovudina (cada uma de 100mg) e 1 comprimido com 150mg de lamidudina.

A eficácia dos medicamentos é a mesma, a tolerância é boa e o principal efeito colateral é a anemia que pode ser provocada pela zidovudina. Para controlá-la, recomenda-se a realização de hemogramas periódicos.

Cuidados no inicio da terapia com a nevirapina

A nevirapina costuma provocar uma reação alérgica chamada rash (pintas vermelhas na pele que, às vezes, coçam). Para evitá-la ou amenizá-la, recomenda-se que, nos primeiros 14 dias do tratamento com a nevirapina, seja tomado apenas um comprimido por dia. A partir do 15º dia, pode-se seguir com a dose normal: 1 comprimido de 12 em 12 horas.

Caso você sinta alguma reação, procure seu médico tão logo possível, pois o rash pode ser controlado com remédios anti-alérgicos que ele pode receitar.

zidovudina
3 cápsulas de 100mg
de 12 em 12 horas

 lamivudina
1 comprimido de 150mg
de 12 em 12 horas

nevirapina
1 comprimido de 12 em 12 horas
(Nos primeiros 14 dias de tratamento, 1 comprimido
por dia)

Obs: esses medicamentos podem ser ingeridos com ou sem alimentos

10 h da manhã

Ao acordar, Murilo toma seus medicamentos da manhã: 3 cápsulas de zidovudina, 1 comprimido de lamivudina e 1 comprimido de nevirapina.

 

 

 

 

 

 

10 h da noite

Em casa, Murilo toma seus comprimidos da noite: 3 cápsulas de zidovudina, 1 comprimido de lamivudina e 1 comprimido de nevirapina.

Compartilhe